Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF concede Suspensão de Liminar de decisão proferida em ADI relativa a taxa de incêndio

    O Supremo Tribunal Federal concedeu suspensão de liminar proferida em ação direta de inconstitucionalidade em face da legislação do Rio Grande do Norte que instituiu taxas de poder de polícia e taxas decorrentes da utilização, potencial ou efetiva, dos serviços prestados pela corporação, como as taxas de prevenção e combate a incêndios e de busca e salvamento.

    O Ministro Dias Toffoli pontuou os requisitos para a suspensão de liminar pelo Presidente do STF : "a) as decisões a serem suspensas devem apresentar potencialidade para causar grave lesão à ordem, à saúde, à segurança ou à economia públicas; b) elas devem ter sido proferidas em única ou última instância pelos tribunais locais ou federais; e c) a controvérsia deve ter natureza constitucional."

    Esclareceu ainda:

    "Na espécie presente, a antecipação de tutela deferida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte (TJRN) relaciona-se à aplicação do art. 145 da Constituição da República, demonstrando-se a matéria constitucional a justificar o pedido de suspensão de liminar pela Presidência deste Supremo Tribunal. Quanto à possibilidade de suspensão de decisões cautelares proferidas em controle concentrado de constitucionalidade, o Supremo Tribunal tem entendido cabível quando, da subtração dos efeitos da lei questionada, decorrerem efeitos concretos e imediatos que possam resultar em grave lesão aos valores protegidos pelas medidas de contracautela (SL 1171, DJe 6/8/2018)."

    FONTE: STF

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-concede-suspensao-de-liminar-de-decisao-proferida-em-adi-relativa-a-taxa-de-incendio/742728148

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)