Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG afasta decadência de ITCD em doação não declarada pelo contribuinte ao fisco estadual

    Trata-se de acórdão do TJMG, nos autos da Ap Cível/Rem Necessária Nº 1.0000.18.104423-1/001, que reformou a sentença, afastando a decadência no lançamento do ITCD cobrado em razão de uma doação não declarada pelo contribuinte ao Fisco Estadual.

    O TJMG acolheu a tese do Estado, defendida nas informações do Mandado de Segurança e no recurso de apelação, segundo a qual não tendo o contribuinte cumprido com o seu dever legal de declarar, não começará a correr o prazo para a constituição do crédito tributário até que o Fisco tome conhecimento da matéria e possa reunir os elementos para a constituição do ITCD.

    Conforme voto seguido à unanimidade, “em que pese a jurisprudência venha entendendo, corretamente, pela possibilidade de deflagração do prazo decadencial a partir do momento em que o ente público dispõe dos dados necessários ao lançamento, já que a decadência está ligada à inércia do sujeito ativo da obrigação tributária quando este tem condições de agir, isso não quer dizer que ele tenha qualquer obrigação de desempenhar papel investigativo, buscando em outros registros e órgãos as informações que não foram adequadamente prestadas.

    Assim, uma vez que não foram prestadas, em tese, as informações sobre os fatos pertinentes à obrigação tributária, o que impede a realização do lançamento, certo é que o prazo decadencial somente começa a fluir no exercício financeiro seguinte ao da ciência inequívoca da Fazenda estadual sobre o fato gerador do imposto (Lei estadual nº 14.941/03, art. 23, parágrafo único), ocorrida, no caso, apenas com o recebimento do Ofício nº 446/2011/SRFF06/Gabin/Semac, em 2011. Como consequência, o prazo de decadencial deve ser contabilizado a partir de 01/01/2012, de forma que o seu termo final apenas se daria em 01/01/2017.”

    O processo foi acompanhado pelos procuradores Geraldo Junio de Sá Ferreira e Shirley Daniel de Carvalho, ambos da PTF.

    Veja acórdão.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-afasta-decadencia-de-itcd-em-doacao-nao-declarada-pelo-contribuinte-ao-fisco-estadual/696464557

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)