Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG iniciou o julgamento de ação que questiona contratações temporárias

    O Governo de Minas se vê novamente ameaçado com a possibilidade de exonerar servidores nas áreas de saúde, segurança, meio ambiente e cargos administrativos em geral.

    Apresentada pelo MP, a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) considera que a Lei 18.185/09 contrária a Constituição. O Estado tenta recorrer desse entendimento alegando que os riscos para a sociedade são graves pois pode gerar ausência de profissionais na composição das escalas de 23 unidades hospitalares, com forte comprometimento assistencial, especialmente em unidades de referência no atendimento a poli-traumatizados, queimados e toxicológicos, como é o caso do Hospital João XXIII e as urgências clínicas tal como se dá no Hospital Júlia Kubitscheck. Para além da redução drástica dos mais de 20 mil atendimentos mensais realizados pelo sistema FHEMIG, também a segurança pública de dezenas de presídios pode ser afetada pela decisão.

    O Advogado-Geral do Estado de Minas Gerais, Dr. Onofre Alves Batista Júnior, em face das graves consequências da decisão recorrida, com amparo no art. 105, I, §§ 1º e 2º do Regimento Interno do TJMG, bem como no permissivo legal do art. , X, da Lei 8.906/94, invocou questão de ordem, e, obtendo aprovação da Corte, expôs, nos limites que lhe foram concedidos, os riscos para o interesse público.

    A AGE entende que a lei é constitucional. Sempre que podemos enumerar hipóteses de constitucionalidade não se pode declarar a inconstitucionalidade em abstrato (como em ADI). A lei mineira é absolutamente similar à lei federal declarada recentemente Constitucional pelo STF.

    O resultado ainda não se consolidou em sua integralidade, porquanto o julgamento fora sobrestado por determinação do Relator.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-iniciou-o-julgamento-de-acao-que-questiona-contratacoes-temporarias/524979219

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)