Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG confirma responsabilidade dos herdeiros por dívida tributária

    “São pessoalmente responsáveis pelo débito tributário o sucessor a qualquer título pelos tributos devidos pelo de cujus, limitada esta responsabilidade ao montante do seu quinhão.” Com essa posição, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou decisão interlocutório da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Contagem, que em uma execução fiscal, havia indeferido o pedido do Estado de inclusão dos herdeiros do devedor fiscal no pólo passivo da ação, sob o argumento de ter sido ajuizada após encerramento do inventário.

    A decisão deu provimento a agravo de instrumento nº 1.0079.09.942544-3/001 interposto pela Advocacia-Geral do Estado, representada pelo Procurador Wendell de Moura Tonidandel. Nas razões do recurso, o Procurador sustentou que o espólio responde pelo adimplemento das dívidas. Esclareceu ainda que o crédito tributário refere-se a fatos geradores ocorridos no exercício de 2000 e 2001 e o devedor faleceu somente em 2006.

    Citando a Lei de execução fiscal e o Código Civil, a relatora, desembargadora Heloisa Combat determinou, “À luz de tais considerações, DOU PROVIMENTO AO RECURSO, para que seja redirecionada a dívida aos herdeiros do de cujus.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-confirma-responsabilidade-dos-herdeiros-por-divida-tributaria/3172618

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)