Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TST afasta responsabilidade subsidiária em contrato de empreitada

    A Advocacia-Geral do Estado (AGE) conseguiu junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), por meio de Recurso de Revista 82400-19.2009.5.03.0076 , afastar a responsabilidade subsidiária imposta ao Estado em decorrência de créditos trabalhistas.

    A decisão reformou acórdão que havia mantido a responsabilidade do Estado imposta em primeira instância, pelas verbas trabalhistas inadimplidas por uma empresa de engenharia, que firmou contrato de empreitada com o Estado de Minas Gerais para a construção da sede da Promotoria de Justiça de São João Del Rei.

    Representando o Estado, o Procurador Luiz Marcelo Cabral Tavares sustentou que a sumula 331 só é aplicável nas hipóteses de terceirização de serviço. Assim, expôs inexistir prestação de serviços, mas contrato em que o empregado se encontra diretamente submetido a ordens do tomador, não existindo nenhum vínculo jurídico entre o dono da obra, no caso o Estado, e o empregado. Assim, sustentou, que no caso, a súmula aplicação da orientação jurisprudencial nº 191 do TST.

    Destacando que a hipótese dos autos não se confunde com terceirização prescrita na Súmula nº 331, o relator, Ministro José Roberto Freire Pimenta declarou: “Ao contrário, trata-se, como ficou demonstrado, de contrato de empreitada, em que o empreiteiro se obriga a executar labor ou obra certa, enquanto o dono da obra se compromete ao pagamento do preço estabelecido. Nessa modalidade contratual, busca-se apenas o resultado do trabalho contratado, não existindo nenhum vínculo jurídico entre o dono da obra e o empregado da empreiteira.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tst-afasta-responsabilidade-subsidiaria-em-contrato-de-empreitada/3118505

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)