Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Honorários em ação previdenciária são de responsabilidade da União

    A Advocacia Geral do Estado (AGE) conseguiu, junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), reformar decisão que havia condenado o Estado a pagar honorários advocatícios em uma ação de cobrança da comarca de Abre Campos, em decorrência de atuação de advogado dativo em um processo do INSS. A decisão acolheu recurso de apelação 0037518-32.2010.8.13.0003.

    Em defesa do Estado, o Procurador Mário Eduardo Guimarães Nepomuceno Júnior alegou, preliminarmente, ilegitimidade passiva do Estado, vez que é a União a responsável pelo pagamento da verba honorária, pois a jurisdição prestada é federal, ainda que sob delegação, nos termos da Resolução 541/2007. Sustentou, ainda, ainda, vício de sentença “ultra petita”, porquanto a autora requereu juros de mora a partir do trânsito em julgado da sentença, sendo que a Sentença os fixou desde a citação, pugnando no mérito pela aplicação do art. . -F, da Lei 9.494/97, com redação dada pela Lei 11.960/09.

    Ressaltando que o advogado dativo foi nomeado para atuar em ação previdenciária, caso de competência delegada, prevista pelo art. 109, § 3º da Constituição da Republica Federativa do Brasil, o relator, Desembargador Bitencourt Marcondes declarou: “Dessa forma, a responsabilidade pelo pagamento da verba honorária pleiteada nestes autos é da União, nos termos do Art. supracitado, e não do Estado.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/honorarios-em-acao-previdenciaria-sao-de-responsabilidade-da-uniao/3105939

    Informações relacionadas

    Karoline Fabrício Vieira Feitosa, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Recurso Ordinário Previdenciário

    Nathalia Izidoro Lucas Mendes, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Requerimento administrativo (INSS) - Pensão por morte

    Thassia Costa, Advogado
    Modeloshá 2 anos

    Ação de concessão/restabelecimento de benefício previdenciário por incapacidade c/c concessão de antecipação de tutela

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)