Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parcelamento de débito fiscal interrompe prazo prescricional

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acolheu defesa da Advocacia-Geral do Estado (AGE) ao negar provimento a Agravo de Instrumento interposto por um dos sócios de uma empresa de alimentos, que buscava sua exclusão da Execução fiscal, sob a alegação de ilegitimidade passiva e prescrição do crédito tributário em relação aos coobrigados.

    Representando a AGE, o Procurador do Estado Wendell de Moura Tonidandel expôs que o parcelamento do débito tributário interrompe a prescrição. Ressaltando que o prazo prescricional começou novamente a contar em abril de 2006, data em que ocorreu a rescisão do parcelamento, o Procurador argumentou que o redirecionamento em desfavor dos coobrigados se deu em 2008, antes, portanto, do decurso de cinco anos.

    Com relação à ilegitimidade passiva, frisou que o nome do sócio consta na Certidão de Débito Tributário (CDA), o que o torna coobrigado e lhe confere a condição de legitimado passivo.

    Assim, por não ter o processo ficado paralisado por mais de 05 (cinco) anos, tendo, inclusive, havido parcelamento do crédito fiscal executado, não merece reforma a decisão agravada, razão pela qual ao agravo NEGO PROVIMENTO.

    Concordando com os argumentos do Estado, o relator, Desembargador Belizário de Lacerda, declarou “Assim, por não ter o processo ficado paralisado por mais de 05 (cinco) anos, tendo, inclusive, havido parcelamento do crédito fiscal executado, não merece reforma a decisão agravada, razão pela qual ao agravo NEGO PROVIMENTO.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parcelamento-de-debito-fiscal-interrompe-prazo-prescricional/2910490

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)