Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG mantém exclusão de militar de Curso de Habilitação

    A Advocacia-Geral do Estado (AGE) conseguiu junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a manutenção de ato administrativo que desligou um aspirante a militar do Curso de Habilitação de Oficiais/97. A decisão acolheu recurso de Apelação nº 1305866-73.2004.8.13.0145 do Estado de Minas Gerais contra sentença que havia anulado o ato administrativo de desligamento por suposta inobservância dos princípios do contraditório e da ampla defesa.

    Acolhendo os argumentos apresentados pelo Procurador do Estado Leandro Almeida de Oliveira, o relator, Desembargador Belizário de Lacerda reconheceu a legalidade do processo administrativo para aplicação da exclusão com respeito aos princípios do contraditório e da ampla defesa, haja vista que tal sanção decorreu de decisão do Conselho Disciplinar Escolar e não das sindicâncias que o precederam, conforme entendeu o magistrado.

    Destacando que o apelado participou efetivamente do processo administrativo, inclusive, constituindo defensor, o relator manteve a sanção de exclusão declarando, “Por se constituir como peça inquisitória prévia ao processo administrativo disciplinar, a sindicância que visa tão somente a apuração de infrações administrativas, sem contudo, objetivar a aplicação de sanção, não está adstrita aos princípios do contraditório e ampla defesa.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-mantem-exclusao-de-militar-de-curso-de-habilitacao/2817850

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)