Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Contrato temporário deve ser julgado pela Justiça Comum

    Tribunal Superior do Trabalho (TST) confirma: Justiça trabalhista é incompetente para julgar processo que envolva servidor admitido sob o regime de contratação temporária. Com essa posição, o TST deu provimento a Recurso de Revista (RR) nº 57800-82.2008.5.03.0038 interposto pela Advocacia-Geral do Estado (AGE) contra acórdão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região, que havia rejeitado preliminar de incompetência material da justiça trabalhista. Com a decisão, o Tribunal Superior determinou a remessa do processo à Justiça Comum para julgamento.

    Representando o Estado, o Procurador Luiz Marcelo Cabral Tavares argumentou que o entendimento do TRT viola jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) afastando da Justiça Especializada a competência para processar e julgar contratos de trabalho jurídico-administrativo, que visem atender as necessidades temporárias de interesse público.

    Concordando com os argumentos apresentados pela AGE, o relator, ministro Lélio Bentes Corrêa declarou, (...) “Tendo em vista a vinculação jurídico-administrativa estabelecida entre as partes, inafastável a conclusão de que esta Justiça especializada não detém competência para processar e julgar o feito, em face do que dispõe o artigo 37, IX, da Constituição da República.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/contrato-temporario-deve-ser-julgado-pela-justica-comum/2184095

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)