Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG extingue Ação Civil Pública com pedido de efeitos erga omnes

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) extinguiu ação civil pública nº 0197079-32.2010.8.13.0702, sem resolução de mérito, reformando a sentença que havia julgado procedente pedido do Ministério Público Estadual e proibido o IEF de autorizar os pedidos de desoneração dos proprietários rurais de instituírem ou recomporem a área de reserva legal mediante doação de área localizada no interior de unidade de conservação, pendente de regularização fundiária, com fulcro no art. 44 § 6º da lei 4771/65.

    A decisão deu provimento a recurso de apelação interposto pelo estado de Minas Gerais, representado pelo Procurador Aurélio Passos Silva ao fundamento, de que a Ação Civil Pública era via inadequada para declaração de inconstitucionalidade da norma federal e que não havia ato concreto a ser combatido que dependesse da análise da questão prejudicial consubstanciada na declaração incidental, indispensável ao julgamento de um pedido principal. Nesse sentido, a 5ª Câmara Civel do TJMG ainda ressaltou no acórdão “ser inviável o controle difuso de constitucionalidade, em sede de ação civil pública, se tal redundar em declaração de inconstitucionalidade de ato normativo com efeitos erga omnes, visto que, na hipótese, a ação civil pública estaria funcionando, verdadeiramente, como ação direta de inconstitucionalidade - ADI”.

    Acesse:

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-extingue-acao-civil-publica-com-pedido-de-efeitos-erga-omnes/119373576

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)