Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJMG afasta prescrição contra o Estado

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) afastou prescrição contra o Estado de Minas Gerais em uma execução fiscal. A decisão deu provimento ao recurso apelação nº 0024984-03.2002.8.13.0079, interposto pela Advocacia-Geral do Estado (AGE) contra sentença que acolhera exceção de pré-executividade, declarando a prescrição do crédito tributário.

    Em defesa do Estado, a Procuradora Rachel Patrícia de Carvalho Rosa sustentou que, por força do art. 219, parágrafo 1º, CPC, e de acordo com o entendimento consagrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a interrupção da prescrição se dá com a propositura da ação e não com a citação pessoal, independentemente de a execução fiscal ter sido ajuizada antes ou depois da alteração promovida pela LC 118/05. Assim, o que deve ser observado é se a distribuição da execução fiscal ocorreu dentro dos cinco anos subsequentes à constituição do crédito tributário, e não quando ocorreu a citação do executado.

    Acolhendo os argumentos apresentados pela Procuradora, a relatora, Desembargadora Heloisa Combat, ressaltou que “ (...) consoante recentes precedentes do Superior Tribunal de Justiça, "o Código de Processo Civil, no § 1º de seu art. 219, estabelece que a interrupção da prescrição, pela citação, retroage à data da propositura da ação, o que significa dizer que, em execução fiscal para a cobrança de créditos tributários, o marco interruptivo da prescrição atinente à citação pessoal feita ao devedor (quando aplicável a redação original do inciso I do parágrafo único do art. 174 do CTN) ou ao despacho do juiz que ordena a citação (após a alteração do art. 174 do CTN pela Lei Complementar 118/2005) retroage à data do ajuizamento da execução, a qual deve ser proposta dentro do prazo prescricional" (REsp 1338493/RS, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, SEGUNDA TURMA, julgado em 28/08/2012, DJe 03/09/2012).”

    Com este entendimento, a relatora, Desembargadora Heloísa Combat, deu provimento ao recurso do Estado de Minas Gerais e devolveu os autos à instância de origem, determinando o regular prosseguimento da execução fiscal.

    Acesse:

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações83
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjmg-afasta-prescricao-contra-o-estado/114913716

    Informações relacionadas

    Petição - TJMG - Ação Multas e demais Sanções - [Cível] Execução Fiscal - de Estado de Minas Gerais

    Petição Inicial - TJSP - Ação Exceção de Pré Executividade - Execução Fiscal

    Petição Inicial - TJMG - Ação Exceção de Pré- Executividade, com Fulcro na Súmula 393 do Stj e Artigo 5°Xxxv e Lv da Cf - [Cível] Execução Fiscal - de Municipio de Belo Horizonte

    Petição Inicial - TJMG - Ação Exceção de Pré-Executividade - [Cível] Execução Fiscal - de Município de Juiz de Fora

    Petição - TJMG - Ação Icms/ Imposto sobre Circulação de Mercadorias - [Cível] Execução Fiscal - de Estado de Minas Gerais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)