Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Taxa Selic não pode ser cumulada com outro índice de atualização

    “Ofende a coisa julgada a determinação de incidência da taxa Selic nos cálculos para execução quando a sentença, transitada em julgado após a entrada em vigor da Lei 9.250/95, determina a incidência de correção monetária e juros de mora.” Com essa posição, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou provimento a Agravo Regimental nos embargos de divergência em Recurso Especial nº 586.045 interposto por uma empresa do ramo de soldagens e corte.

    O acórdão manteve a decisão monocrática proferida pelo Ministro Arnaldo Esteves Lima, que deu provimento aos embargos de divergência interposto pelo Estado de Minas Gerais, confirmando o entendimento defendido da Advocacia-Geral do Estado.

    Ratificando a tese defendida Advocacia Regional do Distrito Federal, os ministros da Primeira Seção do STJ declaram em ementa: “(...) A fixação de percentual relativo aos juros moratórios, após a edição da Lei 9.250/95, em decisão que transitou em julgado, impede a inclusão da Taxa SELIC em fase de liquidação de sentença, sob pena de violação ao instituto da coisa julgada, porquanto a referida taxa engloba juros e correção monetária, não podendo ser cumulada com qualquer outro índice de atualização.”

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/taxa-selic-nao-pode-ser-cumulada-com-outro-indice-de-atualizacao/2952767

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)