Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça confirma legalidade da taxa de licenciamento de veículo

    O Juiz da 4ª Vara de Feitos Tributários declarou a constitucionalidade da cobrança da Taxa de Renovação de Licenciamento de Veículos (TRLV) realizada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran). A decisão acolheu defesa da Advocacia-Geral do Estado (AGE), ao negar provimento a Mandato de Segurança nº 0024.09.450482-6/001.

    Representando o Estado, o Procurador Dario de Castro Brant Moraes argumentou que ao contrario do alegado a cobrança da TRLV não foi fundamentada na Lei 14.136/01. Assim, esclareceu que a taxa, atualmente, é fundamentada na Lei 14.938/03, sobre a qual inexiste qualquer inconstitucionalidade.

    Concordando com a AGE e citando precedentes do Tribunal de justiça de Minas Gerais, o magistrado declarou, “(...) considerando que a cobrança da taxa, relativa ao exercício de 2008, está amparada na lei nova, cuja a vigência e constitucionalidade já foi reconhecida, conforme consta nos julgados acima, não foi praticado ato abusivo ou ilegal”.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações288
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-confirma-legalidade-da-taxa-de-licenciamento-de-veiculo/2208302

    Informações relacionadas

    Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    A importância da troca de titularidade da energia elétrica quando o imóvel for alugado.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)