Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF desobriga Estado de apresentar DCTF

    O Estado de Minas Gerais obteve junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a antecipação de tutela na Ação Civil Originária nº 1.098, desobrigando o Estado a apresentar a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF), afastando assim, a aplicação de sanções pelo descumprimento das exigências previstas no art. 4º inciso III, da Instrução Normativa do STF 695/2006.

    Representando o Estado, o Procurador Carlos Victor Muzzi Filho sustentou que as normas disciplinadoras da DCTF violariam a garantia prevista no art. , II da Constituição da República de 1988, uma vez que foram instituídas através de Instrução Normativa. Ressaltou, ainda, que nos termos do art. 113, § 2º, do Código Tributário Nacional (CTN) a obrigação somente poderia ser exigida através de lei, em sentido formal e material.

    Acolhendo tese da AGE, o relator, Ministro Março Aurélio considerou a possibilidade de que a regulamentação de caráter infralegal (IN/SRF 695/2006) ter infringido a própria lei complementar que regula o assunto (CTN, art. 113§ 2º), pelo que considerou presentes tanto o fumus boni juris como também o periculum in mora, pela possibilidade de sanções impostas ao Estado.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-desobriga-estado-de-apresentar-dctf/2201954

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)