Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Erro na citação por oficial de justiça não gera honorários

    O Tribunal de justiça de Minas Gerais acolheu recurso de Agravo de Instrumento nº 1.0105.07.244821-7/001 da AGE – Advocacia-Geral do Estado, ao reformar sentença que havia condenado o Estado de Minas Gerais a pagar custas e honorários advocatícios devido à citação de pessoa alheia ao processo por erro de oficial de justiça em uma Execução Fiscal. A decisão de primeira instância reconheceu a Exceção de Pré-Executividade interposta pela suposta executada solicitando sua exclusão do pólo passivo por ser parte ilegítima.

    Representando a AGE, a procuradora do Estado Evânia Beatriz de Souza Cabral argumentou que o erro foi causado pelo Oficial de Justiça. Evânia alegou ainda que nos termos do art. da Lei nº 9494/97, nas Execuções Fiscais não embargadas é vedada a condenação da Fazenda Pública no pagamento de honorários advocatícios.

    Concordando com a tese do Estado, o relator, desembargador Ernane Fidélis, proferiu em acórdão : “Comprovado está que houve citação de quem não era executado, mas, evidentemente, não pedida pelo Exequente. Daí, a questão seria apenas de erro material, que deveria ser corrigida pelo próprio Juiz, sem qualquer responsabilidade do Exequente por ônus de sucumbência, já que o erro não foi seu, pelo que DOU PROVIMENTO ao recurso, para excluir da decisão a condenação de honorários”.

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações52
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/erro-na-citacao-por-oficial-de-justica-nao-gera-honorarios/1682190

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)