Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

STJ permite a complementação de peças facultativas em agravo de instrumento

A ausência de peças facultativas na instrução do Agravo de Instrumento, consideradas essenciais à compreensão da controvérsia, não enseja a inadmissão liminar do recurso, devendo ser concedido prazo para a complementação do instrumento. Com essa posição, o ministro Mauro Campbell Marques reconsiderou decisão anterior e deu provimento ao recurso especial (REsp) interposto pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG).

Em consequência da decisão, foi anulado acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, que havia negado seguimento de agravo de instrumento interposto pelo DER/MG, e determinado a intimação do órgão para a juntada das peças que considerar necessárias à exata compreensão da controvérsia para realização do exame do recurso.

O ministro relator inicialmente havia negado seguimento ao recurso especial entendendo que alterar a compreensão da instância ordinária quanto à essencialidade de peça não trasladada é inviável em sede de recurso especial.

Em defesa do DER, o Procurador do Estado Rafael Augusto Baptista Juliano, por meio de AgRg no Agravo em Recurso Especial n.º 187.337/MG, expôs que a possibilidade de juntada de peças facultativas nos agravos de instrumento previstos no art. 522 do Código de Processo Civil é objeto do Recurso Especial repetitivo n.º 1.102.467/RJ, devendo ser aplicado ao caso em questão o precedente formado no julgamento daquele recurso.

O processo de origem consiste em ação de usucapião, na qual o DER-MG contesta o pedido do autor sob fundamento de que as áreas de faixa de domínio não podem ser objeto de usucapião.

  • Publicações1763
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-permite-a-complementacao-de-pecas-facultativas-em-agravo-de-instrumento/100207959

Informações relacionadas

Fabiano Leniesky, Advogado
Artigoshá 3 anos

A sustentação oral e a inversão na ordem de manifestação das partes no processo penal

Agravo de Instrumento (CPC)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)