Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspensão de execução fiscal deve ser fundamentada

    Os embargos à execução não tem efeito suspensivo automático, mas somente mediante requerimento do devedor e atendidos os pressupostos do art. 739-A, § 1º, do CPC: relevância da argumentação; grave dano de difícil ou incerta reparação e garantia integral do juízo. Com essa posição, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) de provimento ao agravo de instrumento nº 1.0352.11.008945-0/001 interposto pela Advocacia-Geral do Estado (AGE) contra decisão que havia suspendido a execução fiscal.

    Representando o Estado, o Procurador da Advocacia Regional de Montes Claros João Paulo Pinheiro Costa sustentou que após a reforma do Código de Processo Civil, diferentemente dos embargos comuns, os embargos à execução fiscal não possuem mais efeito suspensivo imediato e não fundamentado.

    Com o mesmo entendimento adotado pela Advocacia-Geral do Estado, e citando jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, o relator Desembargador Geraldo Augusto ressaltou que a execução foi suspensa sem mencionar o preenchimento dos requisitos processuais.

    “Portanto, verifica-se que a decisão recorrida vai de encontro à Jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça,” declarou o relator ao cassar a suspensão da execução fiscal

    • Publicações1763
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspensao-de-execucao-fiscal-deve-ser-fundamentada/100180757

    Informações relacionadas

    Rudd Gulit Campos Teles , Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [MODELO] - Pedido de suspensão de Processo de Execução c/c Arquivamento Provisório

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Título II. Da Suspensão do Processo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)